Arthur Virgílio Neto diz que está firme e forte na disputa das prévias do PSDB

Arthur Virgílio Neto diz que está firme e forte na disputa das prévias do PSDB

O presidente do PSDB-Amazonas, ex-senador e ex-prefeito de Manaus, Arthur Virg√≠lio Neto, afirmou nesta quinta-feira (29.7), que sua pré-candidatura às prévias do partido para presidente da Rep√ļblica "est√° firme e forte". Virg√≠lio confirmou que n√£o h√° nenhum impedimento ou entrave à sua candidatura, como afirmou a reportagem de um jornal de circula√ß√£o nacional.

"Sou conhecedor de todas as regras, trabalhei junto aos meus companheiros para consolid√°-las e n√£o vejo qualquer amea√ßa. Estou firme e forte na luta e só a abandonarei para abra√ßar outra: a da candidatura que o PSDB, entre filiados, dirigentes e parlamentares, escolher nas prévias de novembro para disputar a presid√™ncia da Rep√ļblica", afirmou o pré-candidato.

Arthur destacou que foi convidado pelo presidente do PSDB, Bruno Ara√ļjo, para concorrer às elei√ß√Ķes internas e articular entre os outros tr√™s pré-candidatos – os governadores de S√£o Paulo e Rio Grande do Sul, Jo√£o Dória e Eduardo Leite, respectivamente, e o senador pelo Cear√°, Tasso Jereissati – uma proposta convergente para as regras que reger√£o as prévias, a partir da proposta da Comiss√£o.

As regras das prévias foram aprovadas em reuni√£o da Executiva Nacional em 26 de junho e, entre os v√°rios aspectos, ficou definido que cada candidato inscrito dever√° passar pelo crivo da bandada do PSDB no Congresso e obter, no m√≠nimo, o aval de 1/3 dos deputados federais e senadores do partido. A medida n√£o visa inibir candidaturas, mas disciplinar o tamanho das prévias.

O PSDB tem 33 deputados federais e 7 senadores, o que significa que cada candidato inscrito deverá ter o aval de, no mínimo, 11 deputados e 3 senadores.

"O que ficou acertado é que os inscritos dever√£o ter o aval da bancada e isso n√£o é excludente, ou seja, um congressista que validar a inscri√ß√£o de um candidato pode validar todas que ele considerar justas. N√£o significa apoio, mas apenas a valida√ß√£o do processo", explicou Arthur Virg√≠lio.

A Executiva também aprovou, com anu√™ncia dos diretórios estaduais, que todos os candidatos que obtenham o aval da bancada federal, ter√£o suporte financeiro para a realiza√ß√£o da campanha, por meio do Fundo Partid√°rio. O PSDB tem 1,3 milh√£o de filiados, 520 prefeitos, 4.372 vereadores, 72 deputados estaduais, 33 deputados federais e 7 senadores.