Médico Anoar Samad é o novo secretário de Saúde do AM

Médico Anoar Samad é o novo secretário de Saúde do AM

Anoar Samad assume a pasta deixada pelo engenheiro Marcellus Campêlo, que pediu exoneração do cargo no dia 7 de junho. Durante esse período, o secretário Executivo de Controle Interno da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Silvio Romano, respondeu interinamente pelo órgão.

“Eu quero dizer aqui a todos vocês que eu vou me esforçar, todos os dias, para tentar levar uma melhora na saúde do povo amazonense. Não vai faltar dedicação, não vai faltar trabalho, e que Deus abençoe todos nós”, disse o médico.

Segundo o novo secretário, o desafio é dar continuidade ao trabalho da equipe no combate ao novo coronavírus. Ainda segundo Anoar Samad, ele vai conhecer os projetos e implementar seu perfil.

Anoar Samad

O médico urologista Dr. Anoar Samad tem mais de 23 anos de experiência na área e reconhecimento internacional por sua atuação no Amazonas, tendo realizado cirurgias pioneiras no Estado como a cirurgia de câncer de próstata, conhecida como Prostatectomia radical, cirurgia de SLING Spark para tratar incontinência urinária feminina e a cirurgia de retirada da bexiga e confecção de uma outra nova para tratar câncer de Bexiga.

Formado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), possui mestrado de Urologia na Espanha (1995) e coordenou a disciplina de Urologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Por mais de 15 anos, exerceu o cardo de médico especialista da Fundação Centro de controle de Oncologia do Amazonas (FCecon).

Também exerceu o cargo de professor de cursos da Sociedade Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia, sendo membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e membro internacional da American Urological Association. Suas principais áreas de atuação são: próstata, impotência, câncer, incontinência urinária e litíase.

Anoar Samad foi o médico que despertou a curiosidade cientifica mundial com o caso da cirurgia para a retirada de um candiru da uretra de um paciente, até então considerada uma lenda amazônica. O assunto foi destacado em um documentário na Discovery Channel.