WhatsApp libera transferência de dinheiro no Brasil. Saiba como usar
Cada operação, de envio ou recebimento, não pode passar de R$ 5 mil por mês, e o limite da transação é R$ 1 mil por vez
O WhatsApp passou a liberar, nesta terça-feira (4/5), a opção de transferir dinheiro para usuários brasileiros. De acordo com o aplicativo, o recurso vai aparecer "gradualmente" nas próximas semanas. Contudo, é preciso atualizá-lo nas lojas de aplicativos.
Por enquanto, as transações só funcionam entre pessoas físicas. Os pagamentos para empresas serão ativados após aprovação do Banco Central, mas ainda não há uma data prevista.
Não serão cobradas taxas pelas transferências, mas há limite para envio e recebimento de dinheiro pelo aplicativo.
As pessoas podem enviar até R$ 1 mil por transação – é possível mandar mais por dia, mas em transferências separadas; cada usuário pode receber até 20 transferências diariamente; e há um limite de R$ 5 mil por mês para cada tipo de operação, ou seja, para recebimento e outros R$ 5 mil para envio.
Para usar o recurso, é preciso ter uma conta bancária com cartões de débito, pré-pago ou combo com as bandeiras Visa ou Mastercard de um desses bancos: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi ou Woop Sicredi.
Cartões de crédito não são válidos.
Saiba como usar:
A opção de transferência no WhatsApp fica no ícone de "clipe de papel" (Android) ou "+" (iPhone) no campo de mensagens, o mesmo em que aparecem as opções de enviar uma imagem, documento, localização ou contato.
Para começar, toque no ícone de "clipe de papel" (Android) ou "+" (iPhone) e escolha a opção "Pagamento"; insira o valor e uma mensagem opcional; aperte em "Pagar" e coloque o PIN (senha) do Facebook Pay.
A transação vai aparecer como se fosse uma mensagem na conversa do WhatsApp, e a pessoa precisa aceitar o pagamento. Depois, o dinheiro cairá na conta dela.
Se for a primeira vez usando o serviço, será preciso aceitar os termos de uso, criar um PIN (senha) do Facebook Pay, cadastrar um cartão pré-pago ou de débito de uma das instituições parceiras e confirmar o cadastro na plataforma.
Caso o contato não tenha habilitado o recurso de pagamentos do WhatsApp, uma notificação vai pedir para que cadastre o cartão no sistema a fim de receber a transferência – isso precisa ser feito em até 2 dias, caso contrário o valor é reembolsado.
Para fazer as transferências no WhatsApp, as pessoas precisam ter um número de telefone do Brasil. Somente transações dentro do país e em moeda local são autorizadas.