Embarcação é apreendida transportando mais de 7 mil botijas de gás irregular para Manaus

Embarcação é apreendida transportando mais de 7 mil botijas de gás irregular para Manaus

Policiais da Base Fluvial Arp√£o apreenderam uma balsa e um rebocador que estavam transportando 7.270 botijas de g√°s irregularmente pelo rio Solim√Ķes. Durante a a√ß√£o, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28), um homem de 56 anos foi detido.

A abordagem às embarca√ß√Ķes, que tinham como destino final Manaus, ocorreu por volta das 16h, durante as vistorias de rotina realizadas pelos policiais da Base Arp√£o, na cidade de Coari (a 363 quilômetros da capital amazonense). Para transportar este tipo de carga, considerada nociva à saúde humana ou ao meio ambiente, é necess√°rio possuir uma licen√ßa ambiental de opera√ß√£o, expedida pelo órg√£o ambiental regulador. O respons√°vel pela carga n√£o possuía o documento. O prejuízo ao crime ambiental est√° avaliado em mais de R$ 1 milh√£o.

De acordo com o major Wallasson Almeida, do Batalh√£o Ambiental da Polícia Militar, as mesmas embarca√ß√Ķes foram apreendidas também por crime ambiental no ano passado. Agora, a carga e as embarca√ß√Ķes foram recolhidas, ficando sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema). A Sema também ficar√° respons√°vel pela aplica√ß√£o da multa.

O propriet√°rio das embarca√ß√Ķes, um homem de 56 anos, foi detido, sendo posteriormente levado à Delegacia de Polícia Civil da Base Arp√£o. Além disso, ele só poder√° reaver as embarca√ß√Ķes após o pagamento da multa estipulada pela Sema e mediante apresenta√ß√£o da licen√ßa ambiental de opera√ß√£o.

Base Arp√£o

Criada pela Secretaria de Seguran√ßa Pública do Amazonas (SSP-AM), a Base Arp√£o atua de forma integrada com efetivos das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMAM), Polícia Federal, For√ßa Nacional, Secretaria de Opera√ß√Ķes Integradas (Seopi), do Ministério da Justi√ßa e Seguran√ßa Pública e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renov√°veis (Ibama).