Seap e Cetam realizam cerimônia de abertura dos cursos profissionalizantes 2021 no sistema prisional

Seap e Cetam realizam cerimônia de abertura dos cursos profissionalizantes 2021 no sistema prisional

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), deu início aos cursos profissionalizantes do primeiro semestre de 2021, oferecidos aos reeducandos do sistema prisional do Amazonas, na manhã desta segunda-feira (26).

A cerimônia de abertura aconteceu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), com a presença do secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, da Diretora Acadêmica do Cetam, Rita Mara Garcia, e da chefe do Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da Seap, Keyla Prado.

Só neste mês de abril serão um total de 1.130 horas de cursos de capacitação profissional, realizados dentro de todas unidades prisionais da capital, de Itacoatiara e com o público extramuro, que corresponde aos apenados do semiaberto, da Central Integrada de Acompanhamento de Alternativas Penais do Amazonas (Ciapa) e da Casa do Albergado de Manaus (CAM).

Cerca de 200 internos serão alcançados por esses primeiros cursos. Panificação, Instalação Elétrica de Baixa Tensão, Pedreiro, Bombeiro Hidráulico, Serigrafia e Pintor de Obras estão entre as profissionalizações que serão ensinadas a partir de amanhã (27), pelos professores do Cetam aos reeducandos inseridos no programa de ressocialização "Trabalhando a Liberdade".

O secretário-executivo da Seap agradeceu a parceria de 10 anos com o Cetam e ressaltou o progresso do sistema prisional, desde o início do atual Governo. "Aproveito a presença da diretora Rita Mara para agradecer pelos 10 anos de parceria entre Seap e Cetam. Quando o atual governo iniciou os trabalhos no sistema prisional só se falava em coisas ruins. Mas o governador Wilson Lima nos pediu que fizéssemos uma gestão diferenciada. E hoje nós ficamos felizes de saber que estamos cumprindo essa determinação, prova disso são cursos como esses que são oferecidos mensalmente, dentro e fora das cadeias para aqueles que buscam uma mudança de vida", destacou Gioia.

Para Rita Mara o sentimento de dever cumprido é o mesmo. "É maravilhoso você saber que está fazendo a diferença na vida dessas pessoas. E esse é o nosso objetivo, de que quando o apenado não estiver mais aqui dentro, ele estará lá fora com uma profissão e com um certificado em mãos comprovando que ele domina tal conhecimento. Que essa parceria continue por muitos anos, pois estaremos sempre à disposição da Seap para o que precisar", declarou a diretora do Cetam.

Trabalho em conjunto

Além do Cetam, as empresas cogestoras RH Multi, Reviver Administração Prisional Privada e New Life Gestão Prisional, também contribuem para a realização dos cursos dentro do sistema prisional.

Até novembro, quando finalizar o ano letivo do Cetam, será realizado um curso por mês, dentro de cada unidade prisional e com o público extramuro.

Com informações da assessoria