Sisu: Terminam hoje os prazos para matrículas na primeira convocação

Sisu: Terminam hoje os prazos para matrículas na primeira convocação

Termina hoje (23) o prazo para manifestaĆ§Ć£o de interesse na lista de espera do Sistema de SeleĆ§Ć£o Unificada (Sisu) 2021/1. A inclusĆ£o nessa lista pode ser solicitada apenas por quem se inscreveu no SiSU 2021/1 e nĆ£o foi classificado em nenhuma das duas opƧƵes de curso escolhidas. O candidato deve fazer seu login na pĆ”gina da seleĆ§Ć£o e escolher para qual das graduaƧƵes deseja concorrer.

Segundo o Ministério da EducaĆ§Ć£o (MEC), a relaĆ§Ć£o dos candidatos que manifestarem interesse serĆ” repassada para as instituiƧƵes participantes do SiSU 2021/1 e serĆ” de responsabilidade delas a realizaĆ§Ć£o das próximas chamadas da seleĆ§Ć£o. Essas convocaƧƵes serĆ£o feitas nas próprias pĆ”ginas das instituiƧƵes de ensino, conforme calendĆ”rios definidos por elas e diante da disponibilidade de vagas a serem preenchidas.

Matrículas

Também se encerram nesta sexta-feira (23) o prazo para matrícula dos aprovados na primeira chamada do SiSU 2021/1. Os convocados que deixaram para a última hora devem consultar o site do Sisu e a pĆ”gina da instituiĆ§Ć£o para a qual foram classificados para conferir os documentos necessĆ”rios para ingressar na instituiĆ§Ć£o selecionada.

Vagas

Ao todo 206.609 vagas foram oferecidas pelo SiSU 2021/1 em 5.571 cursos superiores, de 109 instituiƧƵes públicas e que contemplam graduaƧƵes presenciais e a distĆ¢ncia (EaD). No caso das instituiƧƵes federais, obrigatoriamente, pelo menos 50% de suas vagas foram oferecidas por meio do sistema de cotas, lei federal que reserva oportunidades aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo percentual para pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiĆŖncia). Nas demais instituiƧƵes participantes do Sisu, a oferta de vagas ou nĆ£o pela Lei de Cotas ficou a critério delas. Algumas adotaram o mesmo modelo das federais, outras definiram suas próprias aƧƵes afirmativas.

As informaƧƵes sĆ£o da AgĆŖncia Brasil