MITO OU VERDADE: COVID-19 PODE CAUSAR IMPOTÊNCIA SEXUAL E INFERTILIDADE NOS HOMENS?

MITO OU VERDADE: COVID-19 PODE CAUSAR IMPOTÊNCIA SEXUAL E INFERTILIDADE NOS HOMENS?

O novo coronavírus (SARS-CoV-2) segue um mistério, em muitos aspectos, para cientistas e pesquisadores, mesmo um ano após sua descoberta. Estudos recentes sobre o vírus da COVID-19 já demonstraram que, além de contaminar os pulmões, a infecção podedesencadear alterações neurológicas. Além disso, pacientes podem continuar com sintomas meses depois do controle da doença, em um quadro conhecido como pós-COVID. Agora, relatos médicos também apontam para a eventual relação com a impotência sexual e problemas na saúde sexual masculina.

Neste cenário de pandemia, a medicinainvestiga sintomas e possíveis sequelas de pacientes que já se recuperaram da COVID-19. Por exemplo, a médica norte-americana Dena Grayson, que é especializada em doenças infecciosas, viralizou em uma entrevista onde alertava para a possibilidade de homens enfrentarem quadros de impotência sexual após se recuperarem da infecção por coronavírus. Os efeitos da doença no longo prazo ainda são, em grande parte, desconhecidos, e estudos científicos bem desenhados são necessários para estabelecer a dimensão desses efeitos em nosso organismo.

O mecanismo da ereção masculina é complexo e depende da interação entre fatores hormonais, psicogênicos e neurovasculares. A ereção ocorre pelo enchimento de sangue dos corpos cavernosos, que são estruturas existentes no pênis. Doenças que comprometem a irrigação sanguínea dessas estruturas podem causar impotência sexual. Sabe-se que a COVID-19 pode causar um estado de hipercoagulação associado a uma resposta inflamatória intensa no organismo, de maneira que os vasos sanguíneos podem ser afetados e causar problemas de ereção no homem.

Além dos casos de impotência sexual, a infecção por coronavírus pode afetar a saúde sexual masculina de outras formas e até ser um vetor de contágio. Alguns artigos sugeriram a possibilidade de contaminação do sêmen pelo vírus e consequente transmissão sexual. Entretanto, existem estudos que não demonstraram a presença do RNA viral [mRNA] no sêmen de homens com COVID-19 em fase aguda ou em recuperação da doença. Mesmo que não seja um consenso, essa relação entre o sêmen e a transmissão do coronavírus, até o momento, há uma possibilidade de alguns casos da COVID-19 afetarem a produção de espermatozoides. Existe a possibilidade teórica de comprometimento da irrigação sanguínea dos testículos, com comprometimento da produção de espermatozoides e do hormônio masculino. Diante disso, homens podem ter problemas relacionados à fertilidade.

Precisamos observar também que é inegável o aspecto social e psicológico da pandemia da COVID-19. Com medidas de isolamento, distanciamento social e o medo, quadros de depressão, ansiedade e até mesmo burnout se proliferaram, afetando toda a sociedade. Esses quadros também podem estar diretamente ligados a casos de problemas sexuais. Por exemplo, a impotência sexual também pode ser desencadeada, a partir de causas psiquiátricas, como a depressão.

Embora nenhum estudo publicado tenha investigado diretamente as mudanças na função sexual e no comportamento durante a COVID-19, são esperados efeitos negativos na saúde sexual. Sendo assim, respondendo ao questionamento usado como tema do assunto de hoje, a resposta é: VERDADE. Ainda são necessários estudoscientíficos bem desenhados e com bom nível de evidência para mostrar os reais efeitos causados pela COVID-19 na saúde sexual masculina, porém temos dados preliminares de que realmente a infecção pela COVID-19 pode afetar a potência sexual e a fertilidade masculina.

Fonte: Com informações NBC LX News

Dr. George Lins de Albuquerque

Médico Urologista