A IMPORTÂNCIA DO HOMEM CUIDAR DA SUA SÁUDE

A IMPORTÂNCIA DO HOMEM CUIDAR DA SUA SÁUDE

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou de filhos. O estudo também revela que mais da metade desses pacientes adiaram a ida ao médico e já chegaram com doenças em estágio avançado.

A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir estes agravos evitáveis. A identificação precoce de doenças aumenta as chances de um tratamento eficaz. Por isso, alguns exames devem fazer parte da rotina dos homens. "É preciso prestar atenção no corpo e ficar atento aos sinais que ele envia. O cuidado deve ser diário. Mudanças de hábitos alimentares, com menos alimentos gordurosos e ultra processados são fundamentais. Evitar estes comportamentos de risco é a chave para uma vida mais longa e saudável. Aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Outros testes importantes a serem realizados dizem respeito às doenças sexualmente transmissíveis como o teste de HIV, hepatite B (HBsAg) e do vírus da hepatite C (anti-HCV).

Os homens com mais de 50 anos e com sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, devem ir ao médico para investigar o problema. Nem todo problema prostático se resume ao câncer de próstata. Existem outras doenças, inclusive mais comuns que podem afetar a próstata e ocasionar todos esses sintomas, como a Prostatite e a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), que se traduz pelo aumento benigno da próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

Além dos problemas prostáticos, cardiovasculares e das DST"s, existe uma gama de problemas de saúde que afetam os homens como problemas relacionados à saúde mental, disfunção erétil (conhecida como impotência sexual), ejaculação precoce, perda do desejo sexual, problemas relacionados à fertilidade, entre outros problemas. Por isso, é importante que todos os homens se conscientizem da importância de irem regularmente ao médico para cuidarem da sua saúde; e isso não se resume apenas a homens mais velhos. Homens jovens podem e devem sim procurar o médico desde cedo para realização de "check up" visando a prevenção de doenças crônicas no futuro.

Todos os domingos estaremos juntos no Portal Fala Aí Brasil, trazendo temas importantes sobre a saúde do homem. Fico feliz com a possibilidade de levar conhecimento às pessoas e promover educação em saúde. Quero aproveitar também para convidar todos vocês para me seguirem nas redes sociais (Instagram: @drgeorgelins / Facebook: Dr. George Lins de Albuquerque) e lá estarei sempre compartilhando vídeos e postagens relacionados à minha área médica de atuação que é a Urologia (Especialidade que cuida do trato urinário de homens e mulheres, bem como do aparelho genital masculino).

Vamos juntos! Bom domingo a todos! Abraço!

Dr. George Lins de Albuquerque

Médico Urologista

Fonte: Blog da Saúde (Ministério da Saúde)