Wilson Lima anuncia para o dia 28 início da vacinação de profissionais da segurança

Wilson Lima anuncia para o dia 28 início da vacinação de profissionais da segurança

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, no início da tarde deste sábado, 20, durante live sobre a Covid-19, que a vacinação dos profissionais de segurança pública no Amazonas terá início no dia 28 deste mês.

Mas cedo, ele já havia falado sobre o tema em vídeo. Na ocasião, ele afirmou que estava fazendo um apelo ao Ministério da Saúde para que priorizasse esse grupo de profissionais, e que a previsão para início da vacinação era o último domingo deste mês.

"Eu estou fazendo um outro apelo ao Ministério da Saúde, que é para vacinar todos os profissionais da área de segurança. São os nossos policiais que estão na linha de frente e que estão muito expostos a essa doença. É hora de a gente proteger aquelas pessoas que nos pretegem", disse o governador.

Na live, ao lado do secretário de Saúde, Marcellus Campêlo, e do presidente da FVS (Fundação de Vigilância em Saúde), Cristiano Fernandes, o governador anunciou que a vacinação vai começar no dia 28.

"Aqui eu quero fazer um anúncio importante para as forças de segurança – Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros –: a partir de domingo, dia 28, vamos vacinar todos os profissionais da área de segurança, porque são profissionais que estão também na linha de frente do combate à Covid-19", disse.

Ele disse que a Secretaria de Saúde e a FVS estão montando um planejamento para a vacinação desse grupo.

Wilson Lima também disse, no vídeo, que está tentando um acordo com os órgãos de controle para que o Estado possa vacinar esses profissionais da segurança.

"Estou fazendo também um apelo aos órgãos de controle para que haja esse entendimento, e a nossa previsão é de início da vacinação das forças de segurança no próximo domingo, dia 28", disse Lima.

O governador também fala no vídeo sobre o recebimento do segundo maior lote de vacinas já enviado ao Estado do Amazonas, com 221.800 mil doses, que chegou neste sábado, 20, em Manaus.

Com essa remessa enviada pelo Ministério da Saúde, o Amazonas já contabiliza mais de 1 milhão de doses recebidas (exatos 1.034.620 doses). Desta vez, chegaram ao 180 mil doses da vacina AstraZeneca e 41.800 doses da Coronavac.

Com essa nova remessa será possível concluir a vacinação de pessoas com idades entre 60 e 64 anos.