União dos Policiais ameaça paralisação e romper com governo Bolsonaro

União dos Policiais ameaça paralisação e romper com governo Bolsonaro

Os integrantes da União dos Policiais do Brasil (UPB) ameaçaram paralisação e rompimento com o governo Bolsonaro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10). A UPB é formada por ao menos 24 instituições da área da segurança pública.

De acordo com a Folha de São Paulo, a ameaça ocorre após os integrantes sentirem que foram traídos pelo presidente. A gota d'água seria o texto da PEC enviado à Câmara pelo Senado. Ele teve apoio do Palácio do Planalto, inclusive, com o voto do senador Flávio Bolsonaro contra a exclusão dos policiais da proposta.

A PEC estipula um "gatilho" para o congelamento de salário e proibição de progressão na carreira e novas contratações toda vez que houver decretação de estado de calamidade ou quando a relação entre despesas correntes e receitas correntes alcançar 95%.

"A gente está falando em paralisação porque estamos na discussão se podemos ou não podemos fazer greve, mas não descartamos nem greve. O essencial sempre vai funcionar, estamos vendo como fazer o processo para que seja entendido pelo governo federal. Estamos extremamente insatisfeitos", disse Edvandir Paiva, presidente da ADPF (Associação Nacional de Delegados de Polícia Federal).

A ADPF enviou um ofício aos superintendentes regionais da Polícia Federal nesta quarta-feira (10), com a intenção de levar o ocorrido a Bolsonaro. Segundo eles, já houve ao menos três traições desde o início do mandato, entre elas a Reforma da Previdência, mas acreditam que ainda há como reverter a situação.