Governo e prefeitura declaram luto pela morte de Dom Sérgio Castriani

Governo e prefeitura declaram luto pela morte de Dom Sérgio Castriani

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus decretaram luto oficial de três dias pela morte do Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Sérgio Eduardo Castriani, 66, ocorrido nesta quarta-feira, 3.

Dom Sérgio Castriani estava internado em um hospital particular de Manaus desde 26 de fevereiro, com um quadro de infecção urinária elevada, sendo transferido dias depois para a UTI, após sofrer um infarto. O falecimento foi comunicado pela Arquidiocese no início da noite desta quarta-feira.

Os decretos consideram a relevância do religioso para o Amazonas, conhecido pela atuação em questões sociais e ambientais. "Perdemos um grande, honrado e íntegro homem. Que Deus seja o sustento de toda a comunidade católica neste momento tão triste, e também seja o alento daqueles que faziam parte do cotidiano de dom Sérgio", disse o prefeito David Almeida.

O falecimento também foi lamentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (PV). "O mundo precisa de bons exemplos e isso era uma marca do Dom Sérgio. Um dia triste para o Amazonas. Ele se vai, mas seu legado de fé nunca morrerá", afirmou o deputado.
Dom Sergio Castriani
Dom Sérgio foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus em 2012 (Foto: Valmir Lima)

O Comitê Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral, do qual Dom Sérgio foi integrante desde a fundação em 2016, manifestou as condolências. "Para nós, Dom Sérgio era o esteio moral e o amparo espiritual em nossas ações em favor dos trabalhadores e da democracia", diz o Comitê em nota.

"A coordenação do Comitê se solidariza com a Arquidiocese de Manaus pela irreparável perda. Como o próprio Dom Sérgio nos ensinou com o seu testemunho de vida: "Viver pra mim é Cristo, morrer para mim é ganho. Quando se é cristão não se para de lutar, até chegar ao céu". Que brilhe para o amigo e religioso Dom Sérgio Castriani a luz perpétua e que interceda por todos nós junto ao Pai", conclui.

Biografia

Dom Sérgio Castriani nasceu em Regente Feijó (SP) no dia 31 de maio de 1954. Formou-se em Teologia pelo Instituto Poullart de Places (Instituto Pio XI) em 1978. Recebeu a ordenação presbiteral em dezembro do mesmo ano em São Paulo. Sua ordenação episcopal ocorreu em 1998, em Tefé, interior do Amazonas, onde dom Sérgio atuou como bispo da Prelasia de Tefé. Como padre, seu primeiro trabalho foi realizado na cidade de Feijó, no Acre.

Em dezembro de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus. Por motivos de saúde, em 2019, encaminhou a renúncia ao cargo, ao papa Francisco, que aceitou o pedido e desde então passou a ser bispo emérito.