Lista de beneficiados com auxílio emergencial do Governo do AM deve ser apresentada na ALE

A informação deverá partir da secretária de Estado da Assistência Social (Seas), Maricilia Teixeira da Costa. A chefe da pasta foi convocada por meio de requerimento.

De acordo com denúncias recebidas pelo parlamentar e levadas à tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta quarta-feira (03), o diretor-Presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando Silva do Valle, está entregando os cartões no interior do estado, e também será convocado para explicar os critérios adotados do benefício às famílias, uma vez que há grande insatisfação da população que não foi contemplada.

(Foto: Reprodução / Redes Socias)

(Foto: Reprodução / Instagram)

“Estou apresentando o requerimento aberto a todos os colegas para convocar a secretária de ação social, juntamente com o diretor-presidente da Cosama. Quero entender essa ligação. Me assombra quando vejo nomes como Armando do Vale à frente da entrega dos cartões emergenciais. É a raposa dentro do galinheiro. Quero saber qual a correlação da Seas com a Cosama”, revelou Wilker, indagando o critério da entrega e da escolha das famílias nos municípios.

“Tem o CadÚnico (Cadastro Único), tem as prefeituras e por que tem alguns secretários, diretor do Detran, entregando o cartão lá em Tonantins? Vários secretários entregando o cartão, é uma atividade contrária às suas pastas, esse carnaval precisa ser esclarecido. Quero que a secretária traga todos os nomes dos beneficiados e quais os critérios da pasta para chamar alguns apadrinhados e secretarias”, afirmou.

Segundo Wilker Barreto, não foram só as prefeituras que foram “deixadas de lado”, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), braço da economia e do produtor rural, poderiam prestar um auxílio mais assertivo para os moradores.