Nomes errados não interferiram em cadastros do Auxílio Manauara, diz Semasc

Segundo a Secretaria, mesmo que os nomes estivessem com erros de digitação, a verificação do CPF junto à Receita Federal facilitou a aprovação dos cadastros

Nomes errados não interferiram em cadastros do Auxílio Manauara, diz Semasc
Apesar de alguns nomes aprovados no cadastro do benefício Auxílio Manauara terem sido divulgados com erros de digitação, a aprovação dos cadastros não teve dificuldades por parte da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Por meio de nota, a Secretaria explicou que o item utilizado para verificar e aprovar o cadastro foi o CPF junto aos dados da Receita Federal.

Ainda segundo a nota da Secretaria, apesar de alguns erros nos nomes, quando verificado junto ao CPF informado, foi possível identificar o sobrenome de forma correta, o que facilitou na aprovação do cadastro.

A Prefeitura de Manaus irá injetar um total de R$ 8 milhões, mensalmente, na economia local, sendo que a segunda parcela será paga no dia 31 deste mês, totalizando R$ 16 milhões em março. A consulta pode ser feita pelo aplicativo Auxílio Manauara, na aba "Divulgação de Resultados" e pelo site auxilio.manaus.am.gov.br. A lista também estará disponível no Portal da Transparência da prefeitura (transparência.manaus.am.gov.br) e no site da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (semasc.manaus.am.gov.br).

Confir a nota da Semasc na íntegra:

"A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), diante dos questionamentos sobre os nomes inusitados, divulgados na lista de aprovados do programa Auxílio Manauara, informa que o processo de inscrição do benefício é autodeclaratório, ou seja, de autoria da pessoa que solicitou o auxílio.

A Semasc esclarece que, como a verificação do cadastro é feita com base no número do CPF, mesmo que haja erro de digitação no nome, o cadastro do beneficiário será aprovado se o CPF estiver OK junto à Receita Federal. Ademais, os sobrenomes apareceram escritos corretamente, o que ajudou na correta identificação dos beneficiários.

A secretaria aponta, ainda, que os erros nos nomes provavelmente aconteceram por conta de o cadastro ter sido realizado pelos solicitantes, por meio do aplicativo, no celular. Em alguns nomes, o corretor ortográfico do aparelho celular pode ter interpretado o nome próprio como um "erro de digitação" e feito automaticamente a "correção", resultando nos nomes errados que apareceram.", disse a nota.

A Semasc ainda reforça o compromisso com a transparência no processo e de acompanhar todas as situações enviadas à secretaria.

Dúvidas e denúncias podem ser feitas por meio do Disque Auxílio Manauara nos números 98842-4777 e 98842-1018.