Quase 40% dos portadores da COVID 19 são assintomáticos: Teste PCR é importante

DNA Consult desenvolveu testes a partir da saliva, em que a coleta pode ser feita pelo próprio paciente, com resultados em até 24 horas pelo método PCR, indicado pela ANVISA.

Quase 40% dos portadores da COVID 19 são assintomáticos: Teste PCR é importante

Você deve se perguntar: "Mas qual teste eu devo fazer? É confiável?". Pensando nisso, explicamos os testes, para você entender cada um deles, assim ficando cada vez mais seguro e protegendo quem você ama.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou EM CARÁTER EMERGENCIAL a aplicação de testes rápidos para A CoviD-19 em farmácias e drogarias. Trata-se de um exame indireto que detecta anticorpos e que, segundo a literatura científica apresenta até 40% de falsos negativos. Tais testes rápidos servem apenas para saber se a pessoa já foi infectada e não se está ou não com a doença. Além disso, há preocupação no setor com a grande variação de qualidade e desempenho dos testes disponíveis no mercado. Todo o quadro faz com que os médicos vejam com cautela a liberação, frisando que os testes-rápidos não sejam usados como "passaporte" para abandonar a quarentena e as medidas de isolamento social.

Para um resultado mais preciso, a OMS e ANVISA recomendam somente o PCR em tempo real. Este exame molecular, que é oferecido pela DNA Consult, identifica o vírus ativo no organismo com sensibilidade e especificidade de 100% (Analytical and Bioanalytical Chemistry (2021) 413:35–48).

A forma mais comum e conhecida até agora para realizar este teste é por meio da retirada de amostras da nasofaringe, onde um longo cotonete é introduzido cerca de 15cm através da narina de uma pessoa com suspeita de CoviD-19. Mas a tecnologia desenvolvida pela DNA Consult facilita o exame, possibilitando a coleta de saliva pelo próprio paciente de forma simples, rápida e confortável.

Quando os primeiros casos de Covid-19 foram confirmados no Brasil, a empresa de biotecnologia e genética DNA Consult de São Carlos (SP) se adiantou na realização de diagnósticos moleculares utilizando o método PCR em tempo real e lançou o teste #SalvaVidasCovid. O #SalvaVidasCovid foi desenvolvido prioritariamente para empresas. Para o Cofundador e Diretor Científico da DNA Consult, Euclides Matheucci Jr., a testagem pelas empresas contribui para a retomada gradual e segura das atividades econômicas, evitando que os colaboradores e clientes sejam contaminados pelo Sars-CoV-2.

Além do objetivo principal de prevenir o contágio do coronavírus no país, temos como meta com o #SalvaVidasCovid contribuir para a retomada das atividades econômicas ao ajudar as empresas oferecendo um diagnóstico mais rápido, barato e, principalmente, seguro. Quando o empregador sabe com antecedência que um de seus funcionários está com CoviD-19, ele pode afastá-lo pelo tempo necessário e de acordo com o período de transmissão do vírus, que pode variar de 10 a 14 dias. Com isso, ele garante a proteção de toda a equipe e suas famílias, além dos clientes. Assim é possível uma retomada segura no trabalho para todos, afirma Matheucci.

 — Foto: Divulgação: DNA Consult

— Foto: Divulgação: DNA Consult

A DNA Consult fornece um kit para auto coleta individual. Com o material em mãos, o paciente deposita a saliva em um tubo estéril e envia a amostra para a DNA Consult. Depois que a amostra é recebida pelo laboratório, o resultado sai em até 24 horas. Os testes, que estão disponíveis para todo o país, possuem um preço mais competitivo do que é oferecido atualmente no mercado. Companhias que comprarem testes para mais de 10 funcionários ainda conseguem negociar o valor. Para consultar os valores, é preciso entrar em contato diretamente com a DNA Consult através de suas redes sociais, site ou whatsapp (16) 98195.4580.

Com o avanço do COVID19, a DNA também sai na frente e criou o delivery da vida. Agregando esse serviço para uma maior segurança das empresas e principalmente das pessoas que buscam proteger sua família e ciclo de amigos que convive. Ligou, comprou, recebeu, testou. Em 24 horas, você tem seu resultado 100% confiável e consegue proteger a si mesmo e todos de seu convívio.

Além do exame para CoviD-19, a empresa oferece exames genéticos clínicos que são usados para o diagnóstico de doenças e condições do paciente e também exames com informações genéticas para prevenção de doenças ou condições e mudanças de hábitos.

Sobre a DNA Consult

A DNA Consult Genética e Biotecnologia trabalha com genética molecular. Criada em 1998 na cidade de São Carlos-SP, a empresa é especializada em análise de DNA. A partir de resultados das análises genéticas oferecidas, é possível identificar a condição clínica do paciente e oferecer tratamentos específicos, além de contribuir para a prevenção de doenças.

Para atuar, a empresa possui todas as certificações e habilitações da ANVISA, Vigilância Sanitária e Instituto Adolfo Lutz.

Delivery da Vida: (16) 98195.4580

Euclides Matheucci Junior - responsável técnico CRBio10.974-01