Gestantes de alto risco devem ser internadas em Hospitais da Rede Privada

Gestantes de alto risco devem ser internadas em Hospitais da Rede Privada

O chefe do legislativo lembra que com a pandemia do coronavírus e o elevado número de internações e mortes, os leitos destinados à internação de gestantes têm sido ocupados quase que em sua totalidade. Portanto, criar alternativas que garantam o atendimento especializado às mães e bebês é essencial para evitar a morte de ambos.

Leia mais: Com orçamento de R$ 16 mi, reforma de Hospital João Lúcio tem indícios de superfaturamento; veja vídeo

“Com o alto índice de infecção e internações, por Covid-19 no estado, tivemos grandes problemas com falta de leitos na rede pública e a gestante de alto risco, tem grandes chances de ter maiores complicações, antes ou depois do parto. Este fator exige maiores cuidados com a saúde da gestante e do bebê e, por isso, precisa de maiores cuidados e celeridade no atendimento”, justificou Cidade.

Segundo um estudo publicado no periódico científico Mayo Clinic Proceedingsla, as mudanças fisiológicas em mulheres grávidas, abrem a porta para impactos advindos do vírus, incluindo parto prematuro e pré-eclâmpsia, bem como taxas mais elevadas de parto cesáreo.

Outro estudo realizado pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos após analisar a maior amostra de pacientes até o momento: 400.000 mulheres sintomáticas com covid-19, 23.400 delas grávidas, reafirma que em caso de infecção pelo coronavírus, as gestantes têm mais risco que as não grávidas de serem levadas a UTI, precisar de ventilação mecânica ou, inclusive, de morrer.

Para os pesquisadores, os resultados apontam a necessidade de protocolos de tratamento específicos para grávidas infectadas pelo novo coronavírus, daí a necessidade, segundo o Presidente Roberto, do Estado garantir o atendimento a esse público alvo.