Deputados pedem informações da ANAC sobre uso de jatinho do Governo

Deputados pedem informações da ANAC sobre uso de jatinho do Governo

O documento pede informações acerca da viagem feita pelo governador na última terça-feira, 23, em aeronave de luxo alugada da empresa Rico Táxi Aéreo e os itinerários dos voos feitos desde o dia 02 de fevereiro de 2021, data que o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) concedeu uma liminar suspendendo a homologação do Pregão Eletrônico nº 1032/2020, referente ao contrato de aluguel da aeronave do Tipo Jato Executivo, para a realização de voos estaduais, interestaduais e internacionais. O Governo ainda ingressou com agravo de instrumento para tentar reverter a decisão, mas o desembargador Anselmo Chíxaro negou o pedido.

Autor da Ação Popular contra o ato do Governo, Wilker afirmou que se for materializado o uso da aeronave, mesmo após a decisão do TJAM, configurará crime de improbidade administrativa por parte do governador Wilson Lima.

“Se ficar comprovado que o governador utilizou jato em caráter indenizatório após a decisão do magistrado, ele estará infringindo a lei porque na peça de despacho do desembargador Anselmo Chíxaro, está claro que o gasto era supérfluo, por isso, se materializa o ato de improbidade administrativa”, explicou o líder da oposição na Casa Legislativa.