Eduardo apresenta projeto para suspender medida federal que prejudica produção de bicicletas no PIM

Eduardo apresenta projeto para suspender medida federal que prejudica produção de bicicletas no PIM

Ainda assim, os parlamentares do Estado optaram pela continuidade da tramitação do projeto apresentado por Eduardo ao Senado. Mais duas propostas com o mesmo teor foram protocoladas na Câmara dos Deputados. “Para que possamos defender o emprego e o trabalhador brasileiro”, disse o senador amazonense.

A medida do Governo Federal coloca em risco mais de 7,5 mil empregos envolvidos no arranjo produtivo do segmento presente no Polo Industrial de Manaus (PIM). Nos demais Estados são pouco mais de 60 mil postos de trabalho, entre diretos e indiretos, segundo estimativas da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Como o assunto mobiliza mais de 380 empresas presentes em todo país que mantêm milhares de trabalhadores em atividade, Eduardo acredita que as demais bancadas federais irão reforçar a mobilização contra a decisão da Camex. “Todas estarão unidas em favor do trabalhador brasileiro”, afirmou o parlamentar.

Sobre o PDL

Ao justificar o projeto, o parlamentar alertou para o risco de desindustrialização do setor, justamente no período em que o Amazonas enfrenta a pior crise sanitária de sua história e a economia brasileira registra uma série de dificuldades.

Em relação à Zona Franca de Manaus (ZFM), prosseguiu Eduardo, os fabricantes ainda exercem um papel estratégico no equilíbrio ambiental da Amazônia. “Uma vez que há amplas evidências de que a geração de empregos reduz a pressão pelo desmatamento. ”

Eduardo chamou atenção, ainda, que o corte da alíquota de importação prejudica a capacidade industrial do Polo Industrial de Manaus (PIM) e as condições econômicas que permitem o desenvolvimento da região.

Além disso, destacou que o setor já propôs a redução escalonada das tarifas de importação de bicicletas, “desde que condicionada a um conjunto de melhorias no ambiente de negócios no país, inclusive, por meio de simplificação tributária e do aumento da eficiência aduaneira e logística”.

Confira na íntegra o projeto:

PDL susta efeitos resolução CAMEX