Epic Games, desenvolvedora de ´´Fortnite´´, leva briga com Apple a reguladores antitruste na Europa

Empresa de jogos não conseguiu avançar na Justiça dos EUA em disputa sobre o sistema de pagamento e controle sobre downloads de aplicativos no iPhone.

Epic Games, desenvolvedora de ´´Fortnite´´, leva briga com Apple a reguladores antitruste na Europa

A Epic Games, criadora do Fortnite, levou sua luta contra a Apple a reguladores antitruste da União Europeia, após não conseguir avançar em um tribunal dos EUA na disputa sobre o sistema de pagamento e controle sobre downloads de aplicativos.

As empresas estão envolvidas numa disputa desde agosto, quando a Epic Games tentou contornar a taxa de 30% da Apple em algumas compras no aplicativo na loja de aplicativos lançando seu próprio sistema de pagamento no aplicativo.

Isso levou a Apple a tirar o Fortnite da sua loja de aplicativos e ameaçar encerrar uma conta afiliada que teria bloqueado efetivamente a distribuição do Unreal Engine, ferramenta de software usada por centenas de fabricantes de aplicativos para criar jogos.

O fundador e presidente-executivo da Epic Games, Tim Sweeney, disse que o controle da Apple sobre sua plataforma desequilibrou o jogo.

"Os 30% que eles cobram como taxa de aplicativos podem torná-los 50%, 90% ou 100%. Eles acham que têm todo o direito de fazer isso", disse ele a jornalistas.

"A Epic não está pedindo a nenhum tribunal ou regulador para alterar esses 30% para algum outro número, apenas para restaurar a concorrência no iOS", disse ele, referindo-se ao sistema operacional do iPhone.

A empresa também acusou a Apple de barrar rivais de lançarem seu próprio serviço de assinatura de jogos em sua plataforma, impedindo-os de agrupar vários jogos, embora seu próprio serviço, chamado Apple Arcade, faça isso.

A Apple disse que suas regras se aplicam igualmente a todos os desenvolvedores e que a Epic as violou.

"De maneiras que um juiz descreveu como enganosa e clandestina, a Epic habilitou um recurso em seu aplicativo, que não foi revisado ou aprovado pela Apple, e o fez com a intenção expressa de violar as diretrizes da app store que se aplicam igualmente a todos os desenvolvedores e proteger os clientes", disse a empresa em comunicado.

A Apple deu pequenos passos nos últimos meses para mudar suas práticas, incluindo taxas mais baixas para alguns desenvolvedores e ofereceu uma forma de contestar suas decisões, que não satisfizeram os críticos.

O Fortnite deve voltar ao iPhone em algum momento no navegador Safari. A Epic e a Apple realizaram depoimentos antes de um julgamento agendado para maio no processo da Epic aberto no ano passado.

Microsoft, Spotify e Match Group também criticam as taxas e regras da loja de apps da Apple.